sábado, 12 de setembro de 2009

Programa para Unhos 2009/2013

Eixos do Programa Eleitoral

As reivindicações passam por cinco eixos principais:
  1. Segurança dos cidadãos e bens
  2. Habitação social e particular
  3. Área de actividades Sociais
  4. Área de actividades Culturais
  5. Área de actividades Industriais
Acreditamos que é possível fazer mais a nível destes eixos e que é necessário dinamizar a freguesia e aproveitar os nossos recursos. Para isso é necessário dar prioridade à segurança com uma boa gestão dos recursos que são limitados.

A habitação enquanto forma de ter uma vida condigna e que seja preservado o património adquirido, através da legalização e protecção das pessoas que investiram as suas economias (muito dinheiro e trabalho). Criando condições para melhorar o parque habitacional e consequentemente melhoramento das condições de vida da população residente na Freguesia de Unhos.

Soluções alternativas (Habitação social), para as pessoas que vivem em bairros não recuperáveis ou urbanizáveis, bem como os PER, seguindo a óptica do paragrafo anterior. E deste modo trazendo uma mais-valia no sentido em que não se perde população, pois sabemos que qualquer localidade que entra em processo de perder população, começa automaticamente a entrar em
declínio.

Pegando em instrumentos concretos como é o caso do diagnóstico da Rede Social da Freguesia de Unhos, apelamos a um incremento dos trabalhos em rede das Instituições que trabalham em Unhos, tanto na área social bem como cultural, Incluindo as Comissões de moradores.

A freguesia necessita gerir bem os recursos disponíveis e, isso obtém-se a partir da dinamização de todos os espaços possíveis em prol da comunidade, do aumento das ofertas de educação e de serviços, assim como de transportes de apoio aos serviços de saúde.

É importante uma diversificação de ofertas culturais e desportivas, pois neste momento são praticamente inexistentes.

1. SEGURANÇA
Pressionar o governo para a Aquisição de dispositivo/equipamento electrónico de vigilância em locais estratégicos; Gestão do policiamento, vigilantes e guardas-nocturnos. Uma atitude ainda mais pró-activa da população no sentido, prevenção e atitude pedagógica perante determinados comportamentos e situações menos correctas.

Combater a situação das pessoas que são reincidentes a nível criminal:

Através de programas de acompanhamento e formação profissional para reintegração no mercado de trabalho. Promovendo campanhas de sensibilização junto dos possíveis empregadores no sentido de receber estas pessoas. Caso contrário estas pessoas ficam sem nada para fazer, e obviamente que todos os caminhos voltam a apontar para a reincidência.

2. HABITAÇÃO
Avançar com um projecto de regularização e de legalização dos bairros da freguesia de forma a dar uma resposta imediata às necessidades da freguesia e cimentar a população jovem na freguesia, criando a possibilidade de adquirirem casas legalizadas.

PDM não legaliza as AUGI's pois deixa as pessoas presas ainda á legalização dos seus lotes.
Os Planos de pormenor das Freguesias encobrem situações que complicam/impossibilitam a resolução dos problemas de cada um dos proprietários.

Em 8 anos apenas 5 em 15 áreas urbanas de génese ilegal foram legalizadas:

- Legalização de Áreas Urbanas de Génese Ilegal (AUGI).
Propões-se a criação de um gabinete que faça a gestão directa de todos os processos e dependa directamente do Presidente da Autarquia.

3. SOCIAL
A nível da saúde é necessária uma assistência médica local, de forma, a dar uma maior assistência aos seniores, pois o centro de saúde não se encontra bem localizado de modo a servir eficientemente a freguesia.
- Criação de rede de Organizações que trabalham na área social.
- Transporte para Centro de Saúde;
- Escola aberta à comunidade: para actividades no Verão e outras formações, como espaço a ser dinamizado e a ser aproveitado na freguesia;

- Se a Escolaridade obrigatória aumenta também temos que trazer o ensino secundário para a Freguesia.
- Aumentar a oferta de Creche e Educação Pré-escolar;
- Aquisição e colocação de marcos de correio.

4. CULTURAL e DESPORTIVA
É necessária a criação de novos espaços culturais e para as práticas desportivas:
- Criação de rede de Organizações que trabalham na área social.
- Espaços verdes; - Circuitos pedestres; - Circuitos para ciclistas; - Piscina; - Biblioteca Popular;Valorizar e envolver a freguesia com o rio Trancão e as suas potencialidades.
- Carrinha da Cultura – “Levar a cultura à população”.

5. INDUSTRIAL
Avançar com a proposta da criação de um núcleo/parque Industrial, bem como de uma
associação de industriais e comerciais, fomentando o trabalho em rede/comunitário

- Oficinas; - Comercio; - Industrial

A ponte do Américo no Bairro do Espinhal, cuja construção já leva 12 anos (3 mandatos é muito tempo), e que estando concluída tira 20 minutos ao trajecto dos comerciantes da freguesia que se abastecem no MARL.

Sem comentários:

Enviar um comentário